Projetos de Pesquisa e Extensão
LABOPPI
Laboratório de Políticas Públicas Internacionais: Coordenado pelo professor Osmany Porto, o LABOPPI possui por missão geral a produção de pesquisa, diálogo e interação – entre academia, governos e órgãos não-governamentais – e difusão de conhecimento. Dentre algumas de suas atividades LABOPPI, estão a produção de material didático, técnico e científico sobre as políticas públicas internacionais, a realização de entrevistas sobre as políticas públicas internacionais, a gravação de podcasts, a produção de boletins de políticas públicas, a publicação de artigos científicos, a realização de oficinas e cursos de capacitação para alunos e interessados, bem como organização de encontros.
LASINTEC
Coordenado pelo professor Acácio Augusto, o LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento) é um grupo voltado ao estudo de políticas de segurança (pública e internacional), tecnologias políticas de monitoramento, bem como pelas táticas de anti-segurança.
Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas
O Observatório é um programa conjunto de grupos acadêmicos sul-americanos que se dedicam ao estudo dos assuntos da defesa e das forças armadas na região. Busca contribuir com o debate acerca das temáticas abordadas por meio da produção e divulgação de informes semanais, tendo como referência as notícias publicadas nos principais periódicos de ampla circulação nos países integrantes: Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Este projeto visa integrar ao Observatório docentes e discentes da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da UNIFESP, constituindo uma equipe interinstitucional de redatores e uma rede de cooperação acadêmica envolvendo extensão e pesquisa.
Realidade Latino-Americana
Coordenado pelos professores Fábio Luis, Carolina Pedroso e Fabiana Dessotti, o programa Realidade Latino-Americana propõe o estudo, pesquisa e difusão de conhecimento sobre um ou mais países do continente em cada ano, a partir da constituição de grupos multidisciplinares e pluri-institucionais de estudantes em diferentes estágios da formação acadêmica, bem como professores. O grupo realiza uma viagem todos os anos ao país estudado, sendo alguns dos visitados a Colômbia, a Venezuela, o Chile, a Argentina, o Peru, a Bolívia e Cuba.
MUNIFESP
O Munifesp é uma entidade da EPPEN que surgiu inspirada no MUN (Model United Nations), modelo de eventos acadêmicos, que simulam acontecimentos internacionais de grande relevância, em que os estudantes atuam como diplomatas ou representantes de organizações internacionais, tendo como objetivo principal debater e solucionar, ou mitigar, as problemáticas daquele cenário político. O Munifesp surge com intuito de proporcionar uma vivência prática aos estudantes de Relações Internacionais, por meio de simulações no modelo das Nações Unidas, a fim de aproximar os alunos do curso e possibilitar uma experiência prática durante a graduação.
DIÁLOGOS COM PESQUISA E EXTENSÃO
Coordenado pela Profª Karen Fernandez tem como objetivo difusão as pesquisas e atividades desenvolvidas no Departamento de Relações Internacionais Busca-se fomentar e facilitar a interlocução entre docentes e discentes do curso, bem como facilitar o diálogo e as trocas com a comunidade externa especialmente pesquisadores, docentes e estudantes interessados em cursar Relações Internacionais.