Ingresso
O ingresso no Programa de Pós-Graduação ocorre uma vez por ano, por meio de um processo seletivo que segue um edital específico Ao todo, são oferecidas 20 vagas, sendo que 40% delas são destinadas a grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras/quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans (travestis, transexuais e transgêneros), além de refugiados, solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário. Essa reserva de vagas está de acordo com as normas e orientações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) da UNIFESP.
O processo de seleção é composto por quatro etapas principais:
Proficiência em idiomas: Os(as) candidatos(as) precisam demonstrar domínio de inglês ou espanhol. Isso pode ser feito por meio da apresentação de um certificado de proficiência ou pela aprovação em uma prova de idiomas aplicada pelo Programa.
Prova teórica: Essa etapa avalia os conhecimentos do(a) candidato(a) em relação a temas centrais do curso.
Análise documental: Serão avaliados o histórico escolar, o currículo lattes e o projeto de pesquisa de cada candidato(a).
Entrevista: Na última etapa, os(as) candidatos(as) passarão por uma entrevista, que complementa o processo de avaliação.
Essas etapas buscam garantir que os(as) candidatos(as) selecionados(as) estejam bem preparados(as) tanto academicamente quanto em termos de compromisso com os temas do Programa.
Em breve será publicado o Edital de seleção 2025