Docentes

Profª Drª Juliana de Paula Bigatão (coordenadora do Mestrado)

Professora Adjunta da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da UNIFESP, no Departamento de Relações Internacionais, na área de Estudos de Defesa e Teoria das Relações Internacionais. Doutora e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), na área de concentração "Paz, Defesa e Segurança Internacional". Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/ Franca (2006). Líder do GEDES-EPPEN/UNIFESP - Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional. Coordenadora do Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas, da UNIFESP. Foi Pesquisadora Visitante no The Norman Paterson School of International Affairs, da Carleton University, Ottawa, Canadá (2013). Foi Diretora Financeira Adjunta da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) no mandato 2018-2020 e Secretária Executiva Adjunta (2023-2024). Seus temas de interesse são: Estudos para a Paz; Mídia e Forças Armadas; Violência intraestatal e gerenciamento de conflitos.


E-mail: juliana.puig@unifesp.br 

Currículo lattes:Lattes 

Profª Drª Ismara Izepe de Souza (vice-coordenadora do Mestrado)

Professora Associada da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da UNIFESP, no Departamento de Relações Internacionais, na área Política Externa Brasileira: História e Contemporânea. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2009) e mestre (2002) em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do curso de Relações Internacionais (2018-2021) e presidenta da Câmara de Graduação da EPPEN/Campus Osasco (2019-2021). Atualmente é vice-chefe do Departamento de Relações Internacionais e vice-coordenadora do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global/ UNIFESP (em implementação). Possui várias publicações e interesse de pesquisa nos seguintes temas: História da Política Externa Brasileira; Política Externa Brasileira Contemporânea; Política Externa e Imprensa; Relações Hispano-Brasileiras; Guerra Civil Espanhola. 


E-mail: ismara.izepe@unifesp.br 

Currículo lattes:Lattes 

Prof. Dr. Acácio Augusto Sebastião Júnior 

Pai do Tomás, palmeirense e anarquista que vive em São Paulo, Brasil. Integra o Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária) desde 2002. Professor no Departamento de Relações Internacionais da UNIFESP, Campus Osasco, onde atualmente é coordenador do curso. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES, desde 2019. Coordena o Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec) na UNIFESP, criado em 2019.

 

E-mail: acacio.augusto@unifesp.br  

Currículo Lattes: Lattes  

Prof.  Dr. Anselmo Otávio

Professor de Relações Internacionais da África e Oriente Médio na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP). Doutor e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS). Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa GEOS: Geopolítica, Geoeconomia e Geocultura da UNIFESP. Pesquisador junto ao Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA), ao Núcleo de Estudo dos BRICS (NEBRICS) e do Núcleo de Estudos do Sul Global (NEPRISUL), todos pertencentes a UFRGS. Áreas de Interesse: Política Externa da África do Sul; Renascimento Africano; Integração política e econômica africana; História das Relações Internacionais.


E-mail: otavio@unifesp.br 

Lattes: Lattes

Profª Drª Carla Osmo

Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui doutorado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo e mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp), da Clínica de Direitos Humanos do Campus Osasco da Unifesp, e do Observatório da Proteção dos Direitos Humanos do CAAF/Unifesp. Faz parte dos projetos de pesquisa Contribuições da América Latina para a construção de um direito comum (Contributions de lAmérique Latine à lesquisse dun droit commun) e Responsabilidade social das empresas e metamorfoses do direito (Responsabilité sociétale des entreprises et métamorphoses du droit) do Centro de Direito Comparado e Internacionalização do Direito do Instituto de Ciências Jurídicas e Filosóficas da Sorbonne, Universidade Paris 1, França. É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). É membro do Núcleo de Apoio à Difusão de Informações sobre a Comissão Nacional da Verdade Brasil (NACE CNV-Brasil). Foi Coordenadora de Reparação Psíquica e Pesquisa da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2015-2016). Foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a Comissão de Anistia e a Rede Latino-Americana de Justiça de Transição (2015). Foi pesquisadora sênior da Comissão Nacional da Verdade e membro do Comitê de Relatoria de seu relatório final (2014). Seus principais temas de atuação são: Direitos Humanos, Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos e Justiça de Transição.


E-mail: carla.osmo@unifesp.br   

Currículo Lattes: Lattes  

Prof. Dr. Daniel Augusto Feldmann

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (subárea - História Econômica) no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (2013). É professor da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp). Realizou pós-doutorado no laboratório SOPHIAPOL na Universidade Paris X, na França. Tem experiência como docente e pesquisador desde 2002 nas áreas de Economia Política, Relações Econômicas Internacionais, Formação Econômica do Brasil, Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, História Econômica Geral e História do Pensamento Econômico.


E-mail: dafeldmann@unifesp.br  

Currículo lattes: Lattes 

Prof. Dr. Guilherme Augusto Guimarães Ferreira

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus de Osasco. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Doutor e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, campus de Franca, tendo realizado intercâmbio acadêmico de graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É coordenador do Observatório de Regionalismo (ODR), Coordenador do Eixo Temático 6 - Estado e atores institucionais da integração regional do Fórum Universitário do Mercosul (FoMerco) e pesquisador do Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE).  


E-mail: gagferreira@unifesp.br

Currículo lattes:Lattes 

Prof. Dr. José Alexandre Althahyde Hage

Possui graduação em Sociologia Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1995. Na mesma FESP fez especialização em Política Internacional em 1996. Concluiu mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, em 2001 e doutorado em Ciência Política também pela Unicamp em 2006. De 2009 a 2010 exerceu atividades pós-doutorais pelo Departamento de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Na atualidade é professor associado do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Osasco, onde leciona sob regime de 40 horas com dedicação exclusiva. Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, com a disciplina de Geopolítica. Seus temas de pesquisa são política externa brasileira, geopolítica, política energética e ciência política, com os quais participa nos debates e publicações em geral. Em janeiro e fevereiro de 2012 participou do International Visitor Leadership Program, do Departamento de Estado dos Estados Unidos em que teve oportunidade de estudar temas de energia naquele país. Em junho de 2022 volta a Nova York, a convite da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, para mais um período de investigação. Desde 2022 é editor técnico da Revista de Geopolítica.


E-mail: jose.hage@unifesp.br 

Currículo lattes: Lattes

Profª Drª Joana da Silva Barros 

Joana da Silva Barros é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); compõe a coordenação do Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp) e do Ateliê de História Oral. É pesquisadora do Laboratório de Narrativas Urbanas (LaNaUrb/Unifesp) e do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec/Unifesp)); é associada da Associação Brasileira de História Oral. É doutora (2012) e mestre (2004) em sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo; graduada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1998); é pós-doutora pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (2018). Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de sociologia política e urbana; formação e pensamento social brasileiro; movimentos sociais e participação popular; políticas públicas 


E-mail: jsbarros@unifesp.br 

Currículo lattes: Lattes 

Prof. Dr. Osmany Porto 

Recebeu em 2024 o prêmio Best Comparative Paper Award publicado no Journal of Comparative Policy Analysis, que foi entregue na Tsinghua University em Pequim, em ocasião da International Conference on Comparative Public Policy. É professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e orientador pleno no Programa Mestrado em Gestão de Políticas da USP. Concluiu pós-doutorado em Gestão de Políticas Públicas na USP. Possui doutorado em Ciência Política pela Université de la Sorbonne Nouvelle/IHEAL (2015), com a "mention très honorable avec les félicitations du jury à lunanimité", e pela Universidade de São Paulo (2013). É graduado em Relações Internacionais pela Università degli Studi di Bologna (2006) e mestre em ""Sociétés Contemporaines Europe-Amériques", pela Université de la Sorbonne Nouvelle/IHEAL (2008), ambos revalidados no Brasil. Recebeu o prêmio "Early Research Award" da International Public Policy Association, na IV Conferência da organização, em Montreal em 2019 e o Premio Jóven Investigador do Conselho Europeu de Investigações Sociais sobre América Latina (CEISAL), outorgado pela Universidade Fernando Pessoa na cidade do Porto em Portugal, em 2013. Sua dissertação de mestrado foi selecionada no concurso Chrysalides do IHEAL/Université de la Sorbonne Nouvelle, em Paris, em 2009, que publica todos os anos as melhores dissertações de mestrado produzidas na instituição. Organizou diversos livros como o Handbook of Policy Transfer, Diffusion and Circulation (Edward Elgar, 2021), Sociologia Política da Ação Pública (Enap, 2021, com Patrick Hassenteufel), Brazil and China in Knowledge and Policy Transfer (Palgrave, 2022, com Giulia Romano) e Latin America and Policy Diffusion (Routledge, 2020, com C. Osorio, S. Montero and C. Kerches). É autor de "Embaixadores da Participação: a difusão internacional do Orçamento Participativo", Ed. Annablume, 2016, traduzido para o inglês como International Policy Diffusion and Participatory Budgeting", publicado pela Ed. Palgrave McMillan, 2017, e de "Le transfert dun modèle de démocratie participative: Paradiplomatie entre Porto Alegre et Saint-Denis, Éditions de lIHEAL, 2010. É editor associado da Policy Sciences, membro do Conselho de Assessoramento Editorial da Policy and Politics e membro do comitê editorial da Policy Theory Practice e do Conselho Editorial da Revista Estado, Gobierno y Gestión Pública. Coordena o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi). Foi Acadêmico Eminente de Políticas Públicas na Universidade Hamad Bin Khalifa em Doha (2023), pesquisador convidado na Université de la Sorbonne Nouvelle (2018-2019), pesquisador visitante no Institute of Development Studies, University of Sussex (2018), e pesquisador afiliado do Instituto de Estudos Peruanos em Lima (2013). Coordena a Global Platform on Policy Diffusion and Development Cooperation (www.policydiffusion.com). Tem experiência de pesquisa de campo em diversos países: África do Sul, Brasil, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Moçambique, Perú e Senegal. 

E-mail: osmany.porto@unifesp.br 

Lattes: Lattes 

Prof. Dr. Renan Honorio Quinalha

Professor de Direito (Instituições Judiciais e Cidadania) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador do Núcleo TransUnifesp (2023 - 2025). Presidente do Grupo de Trabalho de Memória e Verdade LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos do Brasil. Ex-Coordenador do curso de Direito da Unifesp (2021 - 2023). Ex-Coordenador Adjunto do NúcleoTrans da Unifesp (2021 - 2023). Doutor em Relação Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI - USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Ex-Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo (2016 - 2022), membro do Conselho do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) e ex-membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2019 - 2023). Advogado inscrito na OAB/SP. Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Preservação da Memória Política. 

E-mail: renan.quinalha@unifesp.br 

Lattes: Lattes

Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni

Professor de História das Relações Internacionais, do Departamento de Relações Internacionais, da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), lotado no Campus Osasco, onde desempenha as funções de Chefe de Departamento (mandato 2022-2025). Historiador, bacharel pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e licenciado pela Faculdade de Educação (FE) da mesma universidade, concluiu doutorado na linha de pesquisa em Práticas Políticas e Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP com a tese laureada no prêmio “Tese Destaque USP”, na modalidade interdisciplinar, e cujas pesquisas foram realizadas, em parte, com bolsa do Instituto de Investigaciones Históricas (IIH) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) para pesquisa em acervos documentais e bibliográficos na cidade do México. Concluiu pós-doutorado no Departamento de História (DH) da USP, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPHE). 


E-mail: rodrigo.medina@unifesp.br

Currículo lates:Lattes